O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, por unanimidade, pela redução da taxa básica de juros, Selic, para 4,50%.
Certamente você investidor ou para você que esta estudando o mercado financeiro e iniciando seus investimentos essa é uma notícia que impacta diretamente no seu bolso.
Alguns critérios que até então poderiam não ter muita relevância, a partir de agora deverão entrar no radar daqueles que esperam por maior rentabilidade, como:
– Taxa de administração
– Liquidez
– Risco
– Inflação
Coloquei quatro itens que considero básico para você acompanhar, dois quantitativos, taxa de administração e inflação e dois qualitativos, liquidez e risco. Antes, quero que você tenha em mente uma questão extremamente importante: TAXA DE JUROS REAL x TAXA DE JUROS NOMINAL.
Uma forma simples de explicar, taxa de juros Real é aquela que desconta a inflação, ou seja, 4,5% – (inflação anual) e a taxa Nominal é justamente a que foi divulgada pelo Banco Central. Assim, SEMPRE considere os rendimentos de qualquer investimento descontando a taxa de inflação, ok?
Assim, para fundos de investimento, como um fundo DI, com uma taxa de administração superior a 0,70, seu rendimento liquido já poderá perder para inflação.
100% de zero é zero. Quero dizer que para os investimentos que estão seguindo o benchmark do CDI, este segue a taxa Selic, então, quanto menor (lembrando de descontar a inflação), menor a rentabilidade, ou seja, 100% de zero é zero, 200% de zero é zero!
É o fim do investimento em renda fixa? claro que não. E agora entram os dois outros pontos: liquidez e risco. Certamente, para os títulos de renda fixa com maior rentabilidade estes apresentarão condições que deverão ser avaliadas de perto: menor liquidez e maior risco. Ou seja, certos títulos estarão com carências maiores para o resgate assim como terão como emissores aqueles que possuem um risco de crédito maior. Obviamente existirão os títulos com rentabilidade de 80% do CDI …. mas…… it’s up to you….
Por fim, e para fechar o que já indiretamente citei: inflação. Seus rendimentos reais são aqueles que desconta a inflação, o preço do dinheiro é o juros e a inflação é a forma de tributação sem legislação. Por isso, acompanhe este índice, o oficial da economia brasileira é o IPCA, então faça a conta antes do call.
o preço do dinheiro é o juros e a inflação é a forma de tributação sem legislação
Assim, a partir de agora, para você que busca por maiores rendimentos a diversificação do seu portfólio se tornará necessária e quero deixar claro que, determinados investimentos exigem estudo, então, comece a estudar, faça cursos, procure um assessor de investimento para te orientar.
Este é um momento da conjuntura econômica do nosso país que acabou de começar, então se você esta lendo este artigo, certamente já esta a frente de muita gente.
Não se esqueça de manter a sua reserva de emergência, essa sim, em um ativo que possua alta liquidez e baixa volatilidade.
Bons investimentos,
Fernanda Mansano.