Taxa de juros no menor patamar histórico, inflação abaixo da meta, câmbio depreciado, aumento do crédito, retomada do mercado de trabalho e da confiança de empresários e consumidores.
Assim fechamos 2019 com crescimento do PIB abaixo das expectativas do início do ano, mas com melhora nos principais indicadores econômicos.
Para 2020, as expectativas para o cenário nacional são otimistas e neste cenário, espera-se que o crescimento econômico brasileiro continue, de forma mais acelerada e consistente.
Taxa de Juros: apesar de advinda de um ciclo de cortes, a perspectiva é de mais um corte, porém de menor magnitude que o último, de 0,25 p.p, atingindo os 4,25% a.a. e mantendo-se nesse patamar durante o ano.
Inflação: a condução da politica monetária do banco central pode começar a surtir um efeito de maior magnitude em 2020. Espera-se que a taxa de inflação esteja em torno de 3,65% para 2020.
Taxa de câmbio: influenciada pela taxa de juros menor, a expectativa para 2020 é que este esteja no patamar de R$ 4,10. Condução da política monetária dos EUA e Europa em resposta à estímulos econômicos e a percepção de risco, a qual deve continuar elevada, são fatores que podem influenciar na depreciação do real frente ao dólar.
Taxa de desemprego em 2020 deve-se manter nos dois dígitos, mas com melhora gradual do mercado de trabalho. O aumento dos trabalhadores por conta própria devem continuar aumentando, contudo, espera-se que setores como da construção civil contribuam para a queda da taxa.
Produto Interno Bruto: para o próximo ano a expectativa é de aceleração do crescimento do PIB brasileiro. Pela ótica da demanda espera-se aumento do consumo das famílias e do investimento das empresas, e pela oferta, a expectativa é de crescimento dos três setores, com peso para a agropecuária. Neste cenário, a expectativa de crescimento do PIB é de 2,3%.
Bolsa de valores: Considerando os riscos do cenário econômico internacional assim como interno como a retomada mais consistente da industria brasileira e do mercado de trabalho, além da condução das reformas do governo, a expectativa é de 135 mil pontos do índice em 2020.
Assim, 2019 encerra com a melhora dos principais indicadores econômicos e 2020 inicia com boas perspectivas de crescimento da economia brasileira, indicando o fim da recuperação pós-recessão econômica e o início de um novo ciclo.
Feliz 2020 e bons investimentos!