É possível segmentar o mercado financeiro em quatro mercados: o monetário, o de crédito, o de capitais e o cambial, sendo que esses mercados apresentam duas importantes características que os distinguem: atuação e maturidade.
Assim, a importância de entender os segmentos do mercado financeiro esta na melhor compreensão das políticas executadas pelo Banco Central assim como servem de referência para o entendimento da intermediação financeira, que ocorre entre aqueles que poupam e aqueles que tomam recursos.
Monetário
No Mercado Monetário, a maturidade das operações é de curto e curtíssimo prazo, com atuação no controle dos meios de pagamento. Neste contexto, a importância do mercado monetário na economia é o controle da liquidez dos recursos monetários, através da regulação do fluxo de moeda, do papel-moeda, e da moeda proveniente dos depósitos à vista. O estabelecimento desta liquidez é feita pelo Banco Central, o qual atua aumentando ou diminuindo estes recursos da economia.
Crédito
Já o Mercado de Crédito caracteriza-se pelas operações que suprem as necessidades financeiras dos tomadores de recurso, seja para a pessoa física assim como para a pessoa jurídica, através de empréstimos e financiamentos. A maturidade do crédito é de curto e médio prazos, sendo intermediado pelos bancos comerciais assim como pelas sociedades financeiras.
Capitais
No Mercado de Capitais a captação de recursos é realizada sem intermediação de instituições financeiras com os poupadores, dos quais adquirem títulos, como ações e debêntures, conhecidos como valores mobiliários com maturidade de médio e longo prazo. O poupador, neste caso o investidor, pode adquirir esses valores mobiliários diretamente através dos mercados primários ou secundários ou indiretamente, através de fundos ou clubes de investimentos.
A diferença para o mercado de crédito, por exemplo, é que a instituição financeira atua como prestadora de serviços; assim, pelo lado da empresa, o custo de captação do recurso tende a ser menor, já que aqui não existe o spread dos bancos. Para o investidor, este pode se desfazer do título a qualquer momento, desde que haja liquidez.
Cambial
Por fim, no Mercado Cambial ocorrem compras e vendas de moedas, seja a moeda nacional em moeda estrangeira assim como em moeda estrangeira em nacional, no curto prazo assim como no mercado à vista. Para o Banco Central, a definição do mercado de câmbio é: “um ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes”.
Assim, a atuação do Banco Central neste mercado é executar a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional o qual visa o controle das reservas internacionais da economia assim como a manutenção do valor da moeda nacional em relação à outras moedas.
Para concluir, verificou-se que o mercado financeiro segmenta-se nestes quatro mercados, com objetivos distintos dos quais permitem que as várias operações financeiras ocorram por meio de um amplo sistema.