Você já se perguntou, O que é dinheiro? Talvez essa pergunta nunca tenha passado pela sua cabeça, ou se passou, logo pode ter sido substituída, rapidamente por outro pensamento. O motivo talvez seja simples: o trabalho para conseguir a resposta não lhe renderia algo útil e prático para você naquele momento.
Mas lhe digo, como economista, que entender o que é dinheiro pode te trazer uma excelente visão sobre Economia e Finanças, a qual te ajudará a tomar decisões de investimento finanças pessoais.
Mas, vou te deixar um pouco confortável, até porque definir o que é dinheiro é algo muito simples, pelo fato de que, em economias modernas, como a nossa, o seu uso já está tão generalizado que se torna difícil imaginar uma economia sem algum tipo de moeda ou dinheiro, termo que preferi usar neste texto.
Dinheiro na Teoria Econômica
Neste contexto, no sentido amplo do seu significado, principalmente econômico, vários autores da literatura econômica trazem suas importantes contribuições. No livro do Mankiw de Introdução à Economia, podemos verificar a seguinte definição para o que é moeda/dinheiro
“moeda é o conjunto de ativos na economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas”
Simples? Um pouco. Antes de tudo, entende-se que o dinheiro não é somente utilizado como meio de troca, mas também tem outras duas funções: unidade de conta e reserva de valor, ou seja, são essas três as funções que o caracterizam e diferencia dos demais ativos da economia, como as ações, os bens imóveis ou móveis, entre outros bens e títulos. Veja na tabela a seguir a definição de cada um:
Meio de troca |
Unidade de conta |
Reserva de valor |
Promove a troca de determinados bens e serviços por outros. | Parâmetro ao apurar o valor monetário na transação de bens e serviços, ajuda na comparação de preços. | Forma dos agentes econômicos manterem seu patrimônio para utilização futura. |
Por fim, quando perguntarem se algo pode substituir o dinheiro, verifique se é possível encaixar nessas três funções, afinal, este é um primeiro conceito para você começar a entender a dinâmica econômica e como influência a decisão dos agentes, em especial de autoridades monetárias, como o Conselho Monetário Nacional, visto que, estes influenciam nos seus investimentos!
Um abraço, Fernanda.
Já esta inscrito no site? Se quiser receber meus conteúdos semanais, inscreva-se aqui!