Os dados do setor de Construção Civil tem sido favorecidos por um ambiente de negócios positivo, em um cenário favorável especialmente no mercado imobiliário, o qual vem sendo impulsionado pelo ambiente de juros nas mínimas históricas no país. Neste contexto, foram divulgados o Índice de Confiança da Construção (ICST) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), ambos pela Fundação Getúlio Vargas.
O ICST subiu pelo quarto mês consecutivo, em médias móveis trimestrais, com 3,7 pontos em outubro, chegando a 95,2 pontos. O indicador foi influenciado pela melhora da situação atual por parte dos empresários, ou seja, o Índice de Situação Atual avançou 5,1 pontos, com melhora tanto no indicador de carteira de contratos como no de situação atual de negócios.
Por outro lado, existe a preocupação relacionada ao aumento do custo da construção, medido pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que avançou 1,69% em outubro, justificado especialmente pelo aumento de preços de Materiais, Equipamentos e Serviços, alta de 3,37%. A alta no custo pode ser explicada por um problema com fornecimento de insumos, como a escassez de materiais, o que acarreta em limitações na melhoria dos negócios do setor.