Você já ouviu alguma dessas afirmações sobre ações:
– Ações são investimentos arriscados
– Ações, bolsa de valores é loteria
– Conheci uma pessoa que perdeu tudo
– E … as ações daquela empresa “X” que viraram pó!
Dentre tantas outras informações ou afirmações, conhecer o risco do ativo nunca é demais, até porque estamos aqui falando do SEU DINHEIRO! Porém, sobre riscos dos ativos deixarei para falar em um próximo artigo. Assim, hoje coloco para vocês as formas de remuneração de uma Ação, vamos la:
1. Dividendos
2. Valorização da ação
3. Juros sobre Capital próprio
4. Direito de subscrição
5. Bonificação
Dividendos são caracterizados como a distribuição dos lucros auferidos pela empresa, na qual, para os acionistas preferenciais é a prioridade da distribuição do dividendo, que pode ser fixo ou mínimo.
Por valorização da ação, esta é a consequência do comportamento do mercado e do próprio desempenho da empresa em determinado período.
Já os juros sobre o capital próprio correspondem ao montante pago pelas empresas aos acionistas, com base nos resultados que a empresa obteve no período.
O direito de subscrição ocorre quando há emissão de novas ações da empresa e aqueles que já são acionistas têm o direito de preferência na compra proporcional ao número de ações que já possui pelo preço de emissão.
E a bonificação é um direito dos acionistas de receberem ações, em proporção ao número de ações que já possui, em decorrência do aumento do capital da empresa por incorporação de reservas.
Entretanto, na dúvida, busque conhecimento! Livros, palestras, grupos de discussão, redes sociais, com aquelas pessoas que já operam neste mercado, seja o o conhecido que é assessor de investimentos, o amigo que investe, ou até mesmo em sites como da própria CVM assim como no da sua corretora!
Bons investimentos e até a próxima!