Na dinâmica do mundo globalizado, diversas questões de natureza econômica são capazes de exercer impactos na decisão de investimento. E tais questões são, tradicionalmente divididas por aspectos micro e macroeconômicos.
Pelo lado microeconômico, a economia preocupa-se em analisar as interações e decisões entre consumidor e empresa, onde surgem questões como: o que determina os preços dos bens e serviços? Qual a sensibilidade do consumidor ao aumento de preços? O que determina a oferta e a demanda? Como consumidores e empresas são influenciados por ações governamentais? O que determina como o indivíduo gasta a sua renda? Quando e quanto as empresas devem investir?
Por outro lado, a macroeconomia nos traz a análise para os fenômenos que englobam toda a economia, como crescimento econômico, déficit público, inflação, desemprego, produção industrial, taxa de juros, impostos assim como o câmbio.
Da teoria à prática
Em primeiro lugar, imagine uma empresa, um frigorífico com as seguintes características: produtos alimentícios, demanda interna quanto a externa, receita 35 e 65% respectivamente desta demanda; os concorrentes possuem a mesma estrutura e hoje é uma empresa consolidada no mercado.
Este frigorífico esta sujeito à vários fatores, como:
– tributação
– taxa de câmbio
– concorrência
– preferência e renda do consumidor
– Taxa de desemprego
– inflação
– taxa de juros
– riscos políticos e financeiros
– assim como aos incentivos governamentais.
Neste contexto, o frigorífico depende boa parte de sua receita do setor externo, o qual estará atento aos fatores que afetam a taxa de câmbio. Assim sendo, acompanhará a atuação do Banco Central no mercado cambial assim como também as tensões comerciais de grandes países.
Outro ponto tão importante quanto a economia cambial e o comportamento do consumidor, é a taxa de juros, com efeito de balizar as decisões de financiamento e investimento deste negócio.
Neste contexto, como economista, posso afirmar que o acesso a análise econômica é capaz de proporcionar, a você investidor, uma visão ampla da dinâmica do mercado financeiro. O intuito é entregar ferramentas plausíveis para suas estratégias, nas decisões de investimento e na gestão de risco.
Por fim, espero que seu conhecimento econômico continue crescendo para que você possa ter bons fundamentos econômicos para tomar suas decisões de investimento!